Ir para o conteúdo principal

IX Seminário IDN Jovem

Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho

Portal do IDN \ Início \ Notícias \ IX Seminário IDN Jovem
Eventos12 de abril de 2024

Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho


O Instituto da Defesa Nacional (IDN), em parceria com a Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho, realizou o “IX Seminário IDN Jovem", que teve lugar na EEG , na cidade de Braga, nos dias 9 e 10 de abril de 2024. A sessão de abertura contou com uma intervenção do Tenente-Coronel Jorge Rodrigues, na qualidade de Keynote Speaker, subordinada ao tema “Transição Energética: um rumo geopolítico sustentável?".

Este seminário resultou de uma organização conjunta do IDN com diversos Núcleos de Estudantes de Ciência Política e de Relações Internacionais de Universidades Portuguesas e contou com o total de 18 apresentações, individuais e de grupo, que envolveram 29 estudantes, sobre aspetos relacionados com a segurança e defesa e que se dividiram nos seguintes 4 painéis temáticos: Segurança Humana, Direitos Humanos e Defesa; Ameaças e Riscos; Defesa Nacional: Contextos, Políticas e Autores; e Transformação Digital e Novas Tecnologias.

Os estudantes, com graus académicos diferenciados, sendo 23 de licenciatura,  4 de mestrado e 2 de doutoramento, eram oriundos de diversas instituições universitárias: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, Universidade Portucalense – Infante D. Henrique, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, da Universidade de Évora, da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e, finalmente, do Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico da Universidade dos Açores.

A cerimónia de abertura foi presidida pelo Presidente da Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho e pela Diretora do Instituto da defesa Nacional.

No final do evento foram entregues diplomas aos participantes.​


Partilhar
Conteúdo