Ir para o conteúdo principal

VIII Seminário IDN Jovem


Portal do IDN \ Início \ Notícias \ VIII Seminário IDN Jovem
Eventos13 de dezembro de 2023

​O Instituto da Defesa Nacional (IDN), em parceria com a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), realizou o “VIII Seminário IDN Jovem”, que teve lugar nas instalações da FEUC, na cidade de Coimbra, nos dias 6 e 7 de dezembro de 2023. A sessão de abertura contou com uma intervenção subordinada ao tema “Direito Internacional e Conflitos Armados”, proferida pelo Sr. Professor Doutor José Manuel Pureza na qualidade de Keynote Speaker.

Este seminário resultou de uma organização conjunta do IDN com diversos Núcleos de Estudantes de Relações Internacionais e Ciência Política de Universidades Portuguesas e contou com o total de 11 apresentações, individuais e de grupo envolvendo 29 estudantes, sobre aspetos relacionados com a segurança e defesa e que se dividiram nos seguintes 3 painéis temáticos: Ameaças e Riscos; Segurança Humana, Direitos Humanos e Defesa; e Alterações Climáticas e Defesa.

Os estudantes, com graus académicos diferenciados, sendo 16 de licenciatura, 11 de mestrado e 2 d​​e doutoramento, eram provenientes de 7 instituições universitárias: ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Universidade Portucalense – Infante D. Henrique, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa,  Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, Faculdade de Direito da Universidade do Porto, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

O Seminário terminou com uma cerimónia de encerramento onde foram entregues, pela Diretora do IDN e pelo Diretor da FEUC, os diplomas aos participantes.​

Álbum de fotos aqui​​.





Partilhar
Conteúdo