Ir para o conteúdo principal

Atividades com Agrupamentos de Escolas e Alunos

Portal do IDN \ Início \ Formação \ Educação para a Cidadania \ Atividades \ Atividades com Agrupamentos de Escolas e Alunos

​​​​


O Instituto da Defesa Nacional​​ (IDN) organizou, no dia 9 de dezembro de 2021, na Escola Jaime Magalhães Lima do Agrupamento de Escolas de Esgueira, em Aveiro, duas palestras no âmbito do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz. A primeira, integrada no programa Parlamento dos Jovens, incidiu sobre o tema 'Fake News' e foi proferida pela Dra. Ana Pinto Martinho, investigadora do OBERCOM e ​do CIES-IUL.  Esta iniciativa teve como audiência cerca de 35 alunos do 9.º ao 11.º ano e respetivos professores.  A segunda, proferida pelo Coronel Luís Marinho Pereira, assessor do IDN, versou 'O Referencial de Educação para a Segurança a Defesa e a Paz e as Forças Armadas', tendo contado com cerca de 20 alunos e professores do 12.º ano.​





​Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz em sessão online com alunos de universidade sénior

Realizou-se a 6 de maio de 2020 uma sessão online durante a qual o Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz constituiu a base do debate com alunos de uma universidade sénior.

Considerando que se trata de um documento oficial destinado ao ensino pré-escolar, básico e secundário, e tendo em conta o escalão etário dos participantes, a sessão focou-se na sensibilização para um amplo debate na sociedade sobre matérias de Segurança e Defesa e foi realçada a sua importância num contexto cultural de amplo diálogo entre diferentes gerações.

Universidade Senior_6maio2020.jpg
 

REFERENCIAL DE EDUCAÇÃO PARA A SEGURANÇA, A DEFESA E A PAZ (RESDP) no Agrupamento de Escolas de Benfica - Escola Secundária José Gomes Ferreira

No âmbito do processo de implementação do “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz”, decorreu, em 13 de fevereiro de 2020, na sede do Agrupamento de Escolas de Benfica/ Escola Secundária José Gomes Ferreira, a ação de formação “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz”.

Concebida para docentes dos diversos ciclos de estudo, a ação teve como formadores os assessores do Instituto da Defesa Nacional (IDN), Prof. Doutor António Paulo Duarte e Coronel Luís Marinho Pereira. Participaram 16 professores.

RESDP Agrupamento Escolas de Benfica.jpg 

 

Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz (RESDP) - Cibersegurança: navegar em liberdade com responsabilidade

Em 05 de fevereiro de 2020, o Assessor do Instituto da Defesa Nacional, Coronel João Barbas, especialista na área da Cibersegurança, proferiu na sede do Agrupamento de Escolas de Benfica- Escola Secundária José Gomes Ferreira, a palestra “Cibersegurança – navegar em liberdade com responsabilidade”.

Assistiram à palestra cerca de 100 alunos do 9º ao 11º ano, e respetivos professores. Esta ação enquadra-se no âmbito da implementação do “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz”.

Cibersegurança.jpg 

 

​IDN promove visita de alunos do Agrupamento de Escolas D. Dinis à Base Naval de Lisboa

Alunos e professores do Agrupamento de Escolas D. Dinis, de Odivelas, efetuaram uma visita à Marinha - Base Naval de Lisboa e fragata N.R.P. Corte Real, no passado dia 29 de maio de 2019. Participaram nesta atividade 48 alunos do 9.º ano de escolaridade e 4 professores. A visita foi organizada pelo Instituto da Defesa Nacional, no âmbito da implementação do “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz”, que visa a sensibilização e educação para a cidadania junto da comunidade educativa.

Visita BNL.jpg 

​IDN promove visita de alunos da Escola Secundária Luís Freitas Branco, de Paço de Arcos, à Base Aérea do Montijo

O Instituto da Defesa Nacional (IDN), no âmbito da implementação do “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz”, promoveu e organizou, no dia 29 de maio de 2019, uma visita de estudo de alunos da Escola Secundária Luís de Freitas Branco, do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos, à Base Aérea do Montijo.

Esta visita contou com a presença de 44 alunos e 4 professores de 4 turmas do 12.º ano do Ensino Secundário, acompanhados por um assessor do IDN. Durante a visita foram abordadas as diversas missões da Força Aérea Portuguesa em geral, e as missões das esquadras pertencentes à Base Aérea do Montijo em particular, a que se seguiram visitas às aeronaves.

IDN promove visita a Base do Montijo.jpg 

 

Atividades

Partilhar
Conteúdo