Ir para o conteúdo principal

Atividades de Formação Docente

Portal do IDN \ Início \ Formação \ Educação para a Cidadania \ Atividades \ Atividades de Formação Docente


 

​​Ação de Formação "Segurança, Defesa e Paz" (AFSDP) - Program​a Modelo

​O IDN organizou entre 12 de janeiro e 24 de fevereiro de 2021, a 17.ª Ação de Formação "Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos” para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário, no âmbito do “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz” (RESDP). A ação de formação realizou-se pela primeira vez em formato online tendo decorrido em horário pós-laboral. Participaram um total de 35 professores.

As AFSDP são acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua.

 

 

 

​O Instituto da Defesa Nacional com a colaboração do Exército Português, organizou, para docentes do Colégio Militar e do Instituto dos Pupilos do Exército, a ação de formação “Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos", dando continuidade à implementação do “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz" (RESDP), no sistema educativo nacional. A ação de formação incluiu ainda uma palestra sob o tema "Igualdade do Género: Agenda Mulheres, Paz e Segurança: A resolução 1325 da ONU e desenvolvimentos posteriores", enquadrada no Eixo 3 do “Plano Sectorial da Defesa Nacional para a Igualdade 2019-2021"

Estiveram presentes 27 professores do Colégio Militar e do Instituto dos Pupilos do Exército.

 

 

​Implementação do "Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz" (RESDP) - 66 formandos frequentaram ações de formação em Lagos e Loulé

No âmbito dos Protocolos de Cooperação para a implementação do "Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz", assinados com autarquias do Distrito de Faro em abril de 2019, o Instituto da Defesa Nacional, realizou em novembro, duas ações de formação orientadas para a Educação Pré-escolar e o Ensino Básico e Secundário.

Estas ações de formação decorreram no Agrupamento de Escolas Júlio Dantas e na Escola Secundária de Loulé, e resultaram de uma parceria com o “Centro de Formação Dr. Rui Grácio” de Lagos e com o “Centro de Formação Do Litoral à Serra” de Loulé.

Participaram nestas ações um total de 66 formandos, entre professores, técnicos, mestrandos da área de educação e outros agentes educativos.

Lagos e Loulé.jpg 

 

58 Professores frequentaram a 14.ª e 15.ª ações de formação ‘Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário’, em Castelo Branco

O Instituto da Defesa Nacional realizou entre 8 e 12 de julho de 2019, a 14.ª e 15.ª ações de formação para Professores ‘Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário’, orientadas para a implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’ na educação Pré-escolar e nos ensinos Básico e Secundário.

Estas ações de formação, realizadas em parceria com o Centro de Formação de Associações de Escolas Altotejo, decorreram na sede do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, em Castelo Branco e incluíram uma visita de estudo ao Campo Militar de Santa Margarida /Brigada Mecanizada.

Estas atividades realizaram-se na sequência da assinatura de protocolos de cooperação, entre o Governo, através do Ministro da Defesa Nacional, da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, e os Municípios do Distrito de Castelo Branco, a 22 de fevereiro de 2019, visando a implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’ no sistema educativo nacional.

14_15_AFSDP_Castelo Branco.jpg 

 

​Ação de formação para professores, na Covilhã

O Instituto da Defesa Nacional realiza, entre 11 de abril e 4 de maio de 2019, a 13.ª ação certificada de formação para Professores, orientada para a implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’ na educação Pré-escolar e nos ensinos Básico e Secundário. Esta ação de formação decorre na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, em parceria com o Centro de Formação das Associações de Escolas da Beira Interior. No seu âmbito foi efetuada uma visita de estudo ao Regimento de Infantaria n.º 14 de Viseu.

13_AFSDP_Covilha.jpg 

2.ª Ação de Formação “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz - Formar os Professores na Educação para a Cidadania” - Formação de Professores Acreditada para os Ensinos Pré-escolar, Básico e Secundário (Lisboa)

Teve início, no dia 15 de janeiro, a 2.ª Ação de Formação “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz - Formar os Professores na Educação para a Cidadania”, uma parceria entre o Centro de Formação de Escolas António Sérgio e o Instituto da Defesa Nacional. A ação de formação decorre entre 15 de janeiro e 6 de fevereiro de 2018 nas instalações da Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa, Marvila.

A Ação de Formação, no âmbito da Educação para a Cidadania visa contribuir para a implementação nas escolas do sistema educativo nacional do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz. Este referencial, que resulta da cooperação entre o Instituto da Defesa Nacional do Ministério da Defesa Nacional e a Direção-Geral de Educação do Ministério da Educação, tem por objetivo o desenvolvimento na sociedade portuguesa de uma cultura de segurança, defesa e paz. Esta formação visa sensibilizar os professores da Educação Pré-escolar, do Ensino Básico e do Ensino Secundário para as questões relacionadas com a segurança e defesa nacional.

Adicionalmente, procura criar condições para a dinamização da formação de docentes no âmbito do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz. A Ação de Formação foi acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, com o registo CCPFC/ACC-100946/18, e está em acordo com o Regime Jurídico de Formação Contínua de Professores.

2_AFFPEC_Lisboa.jpg 

 

​IDN e Centro de Formação de Escolas António Sérgio promovem primeiro curso de formadores, em Marvila

Iniciou-se em 23 de outubro no Centro de Formação de Escolas António Sérgio, em Marvila, Lisboa, a 1ª Ação de Formação “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz - Formar os Professores na Educação para a Cidadania”.

A formação de professores, no âmbito da Educação para a Cidadania, visa sensibilizar os docentes para as questões relacionadas com a segurança e defesa nacional, promover na sociedade portuguesa uma cultura estratégica e contribuir para a implementação nas escolas do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz.

A presente ação, sendo dirigida a formadores - o que a distingue de anteriores ações - tem como objetivo central a dinamização da formação de docentes no âmbito deste Referencial.

​IDN promove ação de formação para professores em Vendas Novas

O Instituto da Defesa Nacional (IDN) promoveu, entre 9 e 13 de julho de 2018, a 12.ª Ação de Formação "Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário" (12.ª AFSDP). Esta ação de formação, em que participaram 16 professoras e 1 professor, decorreu na Escola Secundária de Vendas Novas, tendo igualmente sido efetuada uma das suas sessões, seguida de uma mostra de armamento e equipamento militar, no Regimento de Artilharia nº 5, em Vendas Novas.

A Ação de Formação, no âmbito da Educação para a Cidadania, visa sensibilizar os professores da Educação Pré-escolar, do Ensino Básico e do Ensino Secundário para as questões relacionadas com a segurança e defesa nacional, promover na sociedade portuguesa uma cultura estratégica, contribuindo igualmente para a implementação nas escolas do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz, desenvolvido através de cooperação entre o Instituto da Defesa Nacional do Ministério da Defesa Nacional e a Direção-Geral de Educação do Ministério da Educação.

A Ação de Formação foi acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, com o registo CCPFC/ACC-84283/15, e está em acordo com o Regime Jurídico de Formação Contínua de Professores, tendo sido desenvolvida entre o Instituto da Defesa Nacional e a Direção-Geral de Educação.

Esta ação contou igualmente com uma visita de estudo ao Regimento de Comandos, na Serra da Carregueira.

Vendas Novas.jpg 

 

​IDN promove mais uma Ação de Formação para professores

No dia 25 de junho de 2018, teve início no IDN a 11.ª Ação de Formação "Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário".

A Ação de Formação, no âmbito da Educação para a Cidadania, visa sensibilizar os professores da Educação Pré-escolar, do Ensino Básico e do Ensino Secundário para as questões relacionadas com a segurança e defesa nacional, com vista a promover na sociedade portuguesa uma cultura estratégica. Esta ação visa igualmente contribuir para a implementação nas escolas do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz, resultante da cooperação entre o Instituto da Defesa Nacional do Ministério da Defesa Nacional e a Direção-Geral de Educação do Ministério da Educação.

A Ação de Formação foi acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, com o registo CCPFC/ACC-84283/15, e está em acordo com o Regime Jurídico de Formação Contínua de Professores, tendo sido desenvolvida entre o Instituto da Defesa Nacional e a Direção-Geral de Educação.

11_AFSDP_Lisboa.jpg 

 

​Ação de Formação "Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz", no Funchal

No quadro de uma parceria entre a Secretaria Regional de Educação do Governo da Região Autónoma da Madeira e o Instituto da Defesa Nacional, realizou-se em 15 e 16 de janeiro de 2018 uma ação de formação intitulada ‘Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’, orientada para a implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’ na educação Pré-escolar e nos ensinos Básico e Secundário da Região Autónoma da Madeira.

Esta ação de formação decorreu na Escola Secundária Jaime Moniz, no Funchal, e foi frequentada por 49 auditores que incluíram, designadamente, presidentes e vice-presidentes dos Conselhos Executivos de escolas da Região Autónoma da Madeira, professores com funções de coordenação nas suas escolas, membros da Secretaria Regional de Educação e da Direção Regional de Educação, bem como delegados escolares.

Esta iniciativa conjunta inscreve-se no Plano de Implementação do ‘Referencial’, tendo por objetivo capacitar os professores da Madeira para desenvolverem atividades educativas relacionadas com os valores e as matérias inscritas no ‘Referencial’, constituindo-se como verdadeiros embaixadores da disseminação de uma cultura de segurança, defesa e paz junto dos mais jovens.

A sessão de abertura da ação de formação foi presidida por Sua Excelência o Secretário Regional da Educação, Dr. Jorge Carvalho.

1_AFESDP_Funchal.jpg 

​61 Professores frequentam Ação de Formação organizada pelo IDN, em Melgaço

Iniciou-se em 5 de setembro de 2017, na Casa da Cultura de Melgaço, a 10ª Ação de Formação Segurança, Defesa e Paz, frequentada por 61 professores do Agrupamento de Escolas deste concelho.

O presente curso, creditado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, dispõe de uma componente académica, de uma visita de estudo a uma unidade militar, neste caso o Regimento de Cavalaria 6 em Braga, e da elaboração e posterior apresentação de um trabalho de grupo.

O curso contou ainda com a participação de professores dos Agrupamentos de Escolas Rodrigues de Freitas (Porto) e Abel Salazar (Matosinhos) que, de forma muito estimulante para os colegas, apresentaram as suas experiências pedagógicas desenvolvidas no ano letivo findo e os trabalhos realizados pelos seus alunos no âmbito da Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz.

10_AFSDP_Melgaco.jpg 

53 Professores frequentaram Ação de Formação organizada pelo IDN em Viana do Castelo

O Instituto da Defesa Nacional realizou, entre 3 e 13 de julho de 2017, a 9.ª ação de formação ‘Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário’, orientada para a implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’ na educação Pré-escolar e nos ensinos Básico e Secundário no distrito de Viana do Castelo.

Esta ação de formação está creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua e decorreu na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

Foi frequentada por 53 Professores. Para a sua consecução foi fundamental o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo. No âmbito da ação de formação foi efetuada uma visita de estudo ao Regimento de Cavalaria 6, aquartelado em Braga.

Esta ação de formação realizou-se na sequência da assinatura do protocolo-quadro entre o Ministério da Defesa Nacional, o Ministro-adjunto, o Ministério da Educação e os Municípios do Distrito de Viana do Castelo, a 3 de maio de 2017.

A ação de formação, que resulta de uma parceria entre o Instituto da Defesa Nacional e a Direção-geral de Educação, inscreve-se no Plano de Implementação do ‘Referencial’, e visou capacitar os professores dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas Não Agrupadas do Distrito de Viana do Castelo para desenvolverem projetos educativos relacionados com o “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz”.

9_AFSDP_Viana do Castelo.jpg 

 

​40 Professores frequentaram Ação de Formação organizada pelo IDN em Vila Real

O Instituto da Defesa Nacional realizou entre 28 de junho e 6 de julho de 2017 a 8ª ação de formação ‘Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário’, orientada para a implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’ na educação Pré-escolar e nos ensinos Básico e Secundário no distrito de Vila Real.

Esta ação de formação está creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua e decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Vila Real e no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Real. Foi frequentada por 40 Professores. Para a sua consecução foi imprescindível o apoio da Câmara Municipal de Vila Real. No âmbito da ação de formação foi efetuada uma visita de estudo ao Regimento de Infantaria 13 de Vila Real.

Esta ação de formação realizou-se na sequência da assinatura do protocolo-quadro entre o Ministério da Defesa Nacional, o Ministro-adjunto, o Ministério da Educação e os Municípios do distrito de Vila Real, em 3 de abril de 2017. A ação de formação, que resulta de uma parceria entre o Instituto da Defesa Nacional e a Direção-geral de Educação, inscreve-se no Plano de Implementação do ‘Referencial’, e visou capacitar os professores dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas Não Agrupadas do Distrito de Vila Real para desenvolverem projetos educativos relacionados com o “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz”.

8_AFSDP_Vila Real.jpg 

 

​46 Professores frequentaram em Viseu a 7.ª Ação de Formação ‘Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário’, organizada pelo IDN, em parceria com a Câmara Municipal de Viseu

O Instituto da Defesa Nacional realizou entre 8 e 18 de março de 2017, a 7.ª Ação de Formação para Professores ‘Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário’, orientada para a implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’ na educação Pré-escolar e nos ensinos Básico e Secundário no distrito de Viseu. Esta ação de formação está creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua e decorreu no auditório da Quinta da Cruz em Viseu. Foi frequentada por 46 Professores. Para a sua consecução foi imprescindível o apoio da Câmara Municipal de Viseu. No âmbito da ação de formação foi efetuada uma visita de estudo ao Regimento de Infantaria 14 de Viseu.

Esta ação de formação realizou-se na sequência da assinatura do protocolo-quadro entre o Ministério da Defesa Nacional, o Ministro-adjunto, o Ministério da Educação e 23 Municípios do distrito de Viseu, em 5 de dezembro de 2016. A ação de formação, que resulta de uma parceria entre o Instituto da Defesa Nacional e a Direção-geral de Educação, inscreve-se no Plano de Implementação do ‘Referencial’, e visou capacitar os professores dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas Não Agrupadas do Distrito de Viseu para desenvolverem projetos educativos relacionados com o “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz”.

7_AFSDP_Viseu.jpg 

148 Professores frequentaram na Maia a 5.ª ação de formação ‘Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário’, organizada pelo IDN, em parceria com a Câmara Municipal da Maia

 O Instituto da Defesa Nacional realizou entre 8 e 13 de setembro de 2016, a 5.ª ação de formação para Professores ‘Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário’, orientada para a implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’ na educação Pré-escolar e nos ensinos Básico e Secundário neste ano letivo de 2016-2017. Esta ação de formação está creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua e decorreu no Fórum da Maia e na Tecmaia, na Maia. Foi frequentada por 148 Professores.

Esta ação de formação insere-se no desenvolvimento de um projeto educativo entre o Instituto da Defesa Nacional e a Câmara Municipal da Maia, e conta com a colaboração da Direção-Geral de Educação, com vista à implementação em meio escolar do “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz”, inscrevendo-se no Plano de Implementação do ‘Referencial’. A ação de formação visou capacitar a intervenção dos professores dos Agrupamentos de Escolas do Concelho da Maia para o desenvolvimento de projetos educativos, durante o ano letivo de 2016-2017, relacionados com o “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz”.

​68 Professores frequentaram em Lisboa a ação de formação ‘Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário’, organizada pelo IDN

O Instituto da Defesa Nacional realizou entre 4 de 8 de julho de 2016, a Ação de Formação para Professores "Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário", orientada para a implementação do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz na educação Pré-escolar e nos ensinos Básico e Secundário no ano letivo de 2016-2017.

Esta ação de formação está creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua e decorreu nas instalações da Academia Militar, na Amadora. Foi frequentada por 68 Professores.

Esta ação de formação vem na sequência da assinatura, em 20 de maio de 2016, do protocolo-quadro entre o Ministério da Defesa Nacional, o Ministro-Adjunto, o Ministério da Educação e os Municípios de Lisboa, Sintra, Cascais, Oeiras e Amadora, com vista à implementação em meio escolar do “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz” e das reuniões subsequentes realizadas com os Municípios e os Diretores de Agrupamentos de Escolas e de Escolas Não-agrupadas, e inscreve-se no Plano de Implementação do Referencial.

O Instituto da Defesa Nacional e a Direção-Geral de Educação convidaram todos os Diretores de Agrupamentos de Escolas e os Diretores de Escolas Não-agrupadas, da Área Metropolitana de Lisboa, a designar Professores para esta Ação de Formação.

 

​68 Professores frequentaram em Lisboa a ação de formação ‘Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário’, organizada pelo IDN

O Instituto da Defesa Nacional realizou entre 4 de 8 de julho de 2016, a Ação de Formação para Professores "Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário", orientada para a implementação do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz na educação Pré-escolar e nos ensinos Básico e Secundário no ano letivo de 2016-2017.

Esta ação de formação está creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua e decorreu nas instalações da Academia Militar, na Amadora. Foi frequentada por 68 Professores.

Esta ação de formação vem na sequência da assinatura, em 20 de maio de 2016, do protocolo-quadro entre o Ministério da Defesa Nacional, o Ministro-Adjunto, o Ministério da Educação e os Municípios de Lisboa, Sintra, Cascais, Oeiras e Amadora, com vista à implementação em meio escolar do “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz” e das reuniões subsequentes realizadas com os Municípios e os Diretores de Agrupamentos de Escolas e de Escolas Não-agrupadas, e inscreve-se no Plano de Implementação do Referencial.

O Instituto da Defesa Nacional e a Direção-Geral de Educação convidaram todos os Diretores de Agrupamentos de Escolas e os Diretores de Escolas Não-agrupadas, da Área Metropolitana de Lisboa, a designar Professores para esta Ação de Formação.

80 Professores frequentaram no Porto a Ação de Formação ‘Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário’ organizada pelo IDN

O Instituto da Defesa Nacional realizou entre 27 de junho e 1 de julho de 2016, a Ação de Formação para Professores ‘Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário’, orientada para a implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’ na educação Pré-escolar e nos ensinos Básico e Secundário já no próximo ano letivo de 2016-2017. Esta ação de formação está creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua e decorreu na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Foi frequentada por 80 Professores.

Esta ação de formação vem na sequência da assinatura, em 22 de abril de 2016, do protocolo-quadro entre o Ministério da Defesa Nacional, o Ministro-Adjunto, o Ministério da Educação e os Municípios do Porto, de Vila Nova de Gaia, de Matosinhos, da Maia e de Baião com vista à implementação em meio escolar do “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz” e das reuniões subsequentes realizadas com os Municípios e os Diretores de Agrupamentos de Escolas e de Escolas Não-agrupadas, e inscreve-se no Plano de Implementação do ‘Referencial’.

O Instituto da Defesa Nacional e a Direção-Geral de Educação convidaram todos os Diretores de Agrupamentos de Escolas e os Diretores de Escolas Não-agrupadas, do Distrito do Porto, a designar Professores para esta Ação de Formação.

2_AFSDP_Porto.jpg 

 

 

​Conferência sobre 'Educação, Cidadania e Defesa Nacional' e apresentação do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz

No dia 10 de março de 2016, o IDN realizou uma iniciativa de apresentação do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz destinada aos Professores que frequentaram no IDN as sete edições dos Cursos de Cidadania e Segurança e aos Professores que no mesmo dia concluíam a primeira ação de formação 'Segurança, Defesa e Paz: um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário'.

O programa da iniciativa incluiu: uma conferência sobre o tema 'Educação, Cidadania e Defesa Nacional' que teve como oradores o Dr. Guilherme d'Oliveira Martins, a Dra. Isabel Alçada e a Prof. Doutora Helena Carreiras e como moderadora a Prof. Doutora Isabel Nunes; exposições de apresentação do Referencial e do E-Book sobre segurança e defesa  para professores, efetuadas pelo Prof. Doutor Paulo Duarte e pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Daniel Duarte; apresentação de uma Boa Prática pela Professora Julieta Viegas e testemunho da estudante Mariana Oliveira que nela participou.

No final da sessão foram entregues certificados aos Professores que frequentaram a primeira ação de formação 'Segurança, Defesa e Paz: um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário'.

Conferencia_Lisboa.jpg 

 

Ação de Formação "Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário" (I AFSDP)

Iniciou-se no dia 17 de fevereiro de 2016, no IDN, a primeira Ação de Formação 'Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário' (I AFSDP). Esta ação de formação tem como objetivo sensibilizar os professores do Ensino Básico e do Ensino Secundário para as questões relacionadas com a segurança e a defesa nacional e habilitá-los para a implementação, no sistema de ensino nacional, do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz, aprovado a 29 de agosto de 2014.

O Curso foi frequentado por 62 professores em Lisboa e 34 no Porto.

1_AFSDP_Lisboa.jpg 

 

Atividades

Partilhar
Conteúdo