Ir para o conteúdo principal

Investigadores Residentes

Portal do IDN \ Início \ Investigação \ Projetos \ Investigadores \ Investigadores Residentes

​​​​​​​​​​​

​Assessor do Instituto de Defesa Nacional. Investigador do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI NOVA). Professor catedrático convidado da Universidade Autónoma de Lisboa.  Estudou Direito e História na Universidade Clássica de Lisboa, fez o Mestrado de Ciências Políticas e Relações Internacionais no Institut d’Etudes Politiques de Paris e é doutorado em História e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. Foi Conselheiro dos Presidentes Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio. Assessor do Conselho de Administração da Fundação Oriente. Membro do European Council on Foreign Relations. Membro do Conselho Científico do Real Instituto Elcano.
 

Publicações

Carlos Gaspar, João Marques de Almeida, Nuno Severiano Teixeira, coordenadores (2007). Raymond Aron: um intelectual comprometido. Lisboa: Cosmos.

Carlos Gaspar (2011). O futuro da comunidade de segurança transatlântica. Lisboa: Cadernos do IDN 5.

Carlos Gaspar, Luís Salgado de Matos, Fátima Patriarca, coordenadores (2012). Estado,  regimes e revoluções. Estudos em Homenagem a Manuel de Lucena. Lisboa: Imprensa  de Ciências Sociais.

Carlos Gaspar, Bruno Cardoso Reis (2013). Uma estratégia global para Portugal numa Europa em crise. Lisboa: Cadernos do IDN 9.

Carlos Gaspar (2016). O Pós-Guerra Fria. Lisboa: Tinta-da-china.

Carlos Gaspar (2017). A balança da Europa. Lisboa: Alêtheia.

Carlos Gaspar (2018). Raymond Aron e a Guerra Fria. Lisboa: Alêtheia.

Carlos Gaspar (2019). O regresso da anarquia. Lisboa: Alêtheia.

Carlos Gaspar (2020). O mundo de amanhã. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Carlos Gaspar, coordenador (2020). Teoria das Relações Internacionais. Textos Clássicos. Lisboa: Horizonte.


 

Coronel do Exército Português, Assessor e investigador do Centro de Estudos e Investigação do Instituto da Defesa Nacional e do CEI do ISCTE-IUL.

Mestre e Licenciado em Ciências Militares, possui o Curso de Estado-Maior do Instituto de Altos Estudos Militares onde também foi professor e é doutorando em História e Estudos de Segurança e Defesa, pela Academia Militar e ISCTE-IUL.

Foi Assessor Militar (Exército) na Casa Militar do Presidente da República Dr. Jorge Sampaio e exerceu ao longo de 40 anos de serviço no Exército e na Defesa Nacional funções de comando, estado-maior, assessoria e instrução. Desempenhou o cargo de Chefe da Divisão de Operações do Joint Analysis and Lessons Learned Centre / NATO, em Monsanto. Assessor Técnico e Diretor de Projeto nº1 (residente, 2009-2010) – Estrutura Superior da Defesa e das Forças Armadas, inscrito no Programa-quadro da Cooperação Técnico-Militar com a República da Guiné-Bissau. Auditor e conferencista do Curso de Defesa Nacional, foi Subdiretor deste Curso do Instituto da Defesa Nacional entre 2014 e 2017. 

Dirigiu e coordenou, em diferentes momentos, os seguintes Cursos do IDN: Gestão Civil de Crises, Defesa para Jovens, Intensivo de Segurança e Defesa nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, Segurança e Defesa para Jornalistas, Pós-graduação em Políticas Públicas de Segurança (ISCTE-IUL, IDN), Pós-Graduação em Estudos Estratégicos e de Segurança (UNL, IDN). 

Como Assessor e investigador do IDN tem trabalhos na área dos estudos da Crise e gestão de crises complexas, alterações climáticas, e política europeia de segurança e defesa. Foi delegado nacional no Executive Academic Board /Security Sector Reform, European Security and Defense College. Tem artigos publicados e é conferencista convidado em universidades e institutos parceiros do IDN.
​Investigadora convidada no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL) e Assessora no Instituto da Defesa Nacional (IDN). 

Doutorada em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Mestre em Antropologia Social (2010) e Bacharel em Ciências Sociais (2006) pela Universidade Federal de São Carlos. 

Desde 2006 realiza projetos de investigação que refletem temas como género, família, parentesco e hierarquia a partir do contexto etnográfico das Forças Armadas. Para sua tese de doutoramento, realizou um estudo etnográfico sobre as dinâmicas familiares e modos de habitação de militares brasileiros em região de fronteira amazônica. Entre 2018 e 2019 realizou um PósDoutoramento no CIES-Instituto Universitário de Lisboa, com investigação sobre as dinâmicas de integração de género nas Academias Militares em Portugal. Suas publicações recentes incluem capítulos de livros em A Família Militar no Brasil (FGV Editora, 2018), The Palgrave International Handbook of Gender and the Military (Palgrave Macmillan, 2017) e no Researching the Military (Routledge, 2016). 

Áreas de especialização: Antropologia; Forças Armadas e Sociedade; Etnografia; Antropologia da Família; Género; Mulheres Militares; Família Militar




Investigador do United Nations University Institute on Comparative Regional Integration Studies (UNU-CRIS), onde coordena um grupo de investigação sobre governança regional. O seu trabalho aborda dinâmicas de integração regional na África, Europa e América Latina, bem como interações entre instituições supranacionais. 

Anteriormente, ocupou cargos académicos na Universidade de Leipzig, na Universidade de Pretória, na Université libre de Bruxelles e na Universidade de Freiburg. É doutorado pela Universidade de Leipzig e presta consultoria regularmente a organizações multilaterais e regionais.

Em 2021, recebeu o FLAD Atlantic Security Award, criado pelo Centro do Atlântico, o Instituto da Defesa Nacional e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. Mais informações aqui.

​​

Em 31 março de 2022 foi designada, em regime de substituição, para exercer o cargo de Diretora-Geral do Instituto de Defesa Nacional.

É doutorada em Ciência Política pela Universidade de Twente e possui um pós-doutoramento em Relações Internacionais pela Universidade de Groningen (Holanda). É mestre em Estratégia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade Técnica de Lisboa e licenciada em História pela Faculdade de Letras de Lisboa. É investigadora do Observat​ório Relações Externas da Universidade Autónoma de Lisboa.

Foi Subdiretora do Instituto da Defesa Nacional entre setembro de 2006 e setembro de 2008.

Entre 2002-2005 foi Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia com o projeto de investigação “Multilevel Role Prescriptions - Portugal, NATO and the Common Foreign Securty Policy” conducente ao doutoramento e entre 2008-2011 com o projeto “Operationalisation and Implementation of Common Security and Defence Policy CSDP) - Connecting Competences and Power” no quadro do pós-doutoramento. Foi Research Fellow no Departamento de Relações Internacionais e Organização Internacional da Universidade de Groningen (Holanda) entre 2009 e 2011. Entre 1999-2001 foi bolseira da NATO, no âmbito da NATO-EAPC Individual Fellowship, com o projeto de investigação “The Transatlantic Link and the European Defence and Security Identity in the Mediterranean Context”.

Em 1994 recebeu o Prémio de Defesa Nacional pelo melhor trabalho de investigação (tese de mestrado) subordinado ao tema “Delineamento de uma Estratégia Diplomática Portuguesa- Portugal na Segunda Guerra Mundial”. 

Foi auditora do Curso da Defesa Nacional do Instituto da Defesa Nacional entre 1995-1996.

É desde 2011 Chefe de Equipa Multidisciplinar do Centro de Estudos e Investigação (CEI) do Instituto da Defesa Nacional e assessora daquele mesmo instituto tendo como áreas de especialidade a política externa, segurança e defesa europeia, política externa dos pequenos estados e teorias das relações internacionais. 

Representa o Instituto da Defesa Nacional no Comité Académico Executivo e é diretora do Curso “Civilian Aspects of Crisis Management” no âmbito do Colégio Europeu de Segurança e Defesa. No Instituto da Defesa Nacional dirige o Curso de Defesa Nacional desde 2012. 

Entre novembro de 1996 e setembro de 2006 desempenhou as funções de Chefe de Divisão do Centro de Estudos do Departamento de Investigação do Instituto da Defesa Nacional.

Entre 1991 e 1996 exerceu funções técnicas no Departamento de Relações Internacionais - Divisão de Relações Multilaterais, da Direção Geral de Política de Defesa Nacional.

Em 1989 ingressou no Ministério da Defesa Nacional onde exerceu funções como assessora no Gabinete do Secretário de Estado Adjunto da Defesa Nacional (XI Governo Constitucional) para a área das relações internacionais.

As suas últimas publicações incluem (2021) “União Europeia: Bússola Estratégica”; (2021) “Prospects for Euro-Atlantic cooperation”; (2018) “European Defence Cooperation”; (2017) “O Referendo Britânico e a Segurança e Defesa Europeia” (2017) “Comprehensive Approach in Crisis management: A literature review” e (2016) “International regimes as an analytical tool”.

- Medalha da Defesa Nacional de 1ª Classe, Portaria nº 57/2019 de 18 de dezembro, concedida pelo Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor João Gomes Cravinho.

- Medalha da Defesa Nacional de 1ª Classe, Portaria nº 727/2015 de 17 de dezembro, concedida pelo Ministro da Defesa Nacional, Dr. Pedro Aguiar Branco. ​​



​​​​​​

Assessor de Estudos do Instituto de Defesa Nacional, Diretor do Curso de Defesa Nacional e do Curso de Cibersegurança e Gestão de Crises no Ciberespaço.

Mestre em Administração de e Gestão de Empresas (MBA) com especialização em Gestão da Informação (UCP, 1997); Licenciado em Ciências Militares – Ramo Artilharia (Academia Militar, 1984) e em Engenharia de Sistemas Decisionais (COCITE, 1999); Pós-Graduado em Investigação Operacional e Análise de Sistemas (USA, 1990).

Ao longo de mais de 40 anos de carreira militar desempenhou funções em diversas unidades do Exército Português e da NATO, nomeadamente: Chefe de Estado-Maior (JALLC/NATO, 2009 – 2013); Chefe da Divisão de Operações (JALLC/NATO, 2007-2009);  Diretor do Centro de Informática do Exército (CIE, 2006-2007); Subdiretor (CIE, 2004-2006); Chefe da Repartição de Projetos (CIE, 2002-2004); Chefe de Repartição de Sistemas de Informação (EME, 1999-2002); Administrador de Sistemas (CINCSOUTHLANT, 1994-1999); Oficial de Operações (GAC/BMI, 1993-1994); Adjunto de Planeamento (EME, 1990-1993) e Comandante de Bataria (RAC, 1984-1990).

Docente do Ensino Superior Universitário e Politécnico nas áreas da Tecnologias de Informação e Segurança da Informação, Investigação Operacional e Estatística.

Áreas de especialização: Gestão de Informação, Segurança da Informação e Tecnologias de Informação e Comunicações.​

​​​​

Coronel de Infantaria, assessor do Instituto da Defesa Nacional de Portugal. 

Prestou serviço na Escola Prática de Infantaria em Mafra como instrutor, oficial de Estado-maior e comandante a diversos níveis e ainda como responsável pela área da Formação Pedagógica de Formadores do Exército. Participou em missões na Bósnia Herzegovina como Monitor da União Europeia (ECMM), em Angola como assessor militar das Forças Armadas Angolanas (FAA) no âmbito da CTM, em Timor-Leste como 2º Comandante de uma FND no âmbito da ONU e no Afeganistão como elemento destacado da NATO e Assessor militar integrado numa FND. Foi membro do Joint Analysis and Lessons Learned Center (JALLC) da NATO; Representante do JALLC para a implementação e desenvolvimento das Lições Aprendidas da ISAF/Afeganistão; Team Leader para a criação e operacionalização de um sistema de Lições Aprendidas ao nível Kandak (Batalhão) no Afghan National Army (ANA). Como Chefe da Repartição de Lições Aprendidas (RepLA) do Exército, foi responsável pela implementação e desenvolvimento da capacidade de Lições Aprendidas do Exército Português. 

No IDN é responsável pelo Curso de Gestão Civil de Crises, pelos ”Seminários IDN Jovem” e pela representação do IDN no Colégio de Defesa Ibero-americanos e na iniciativa dos Colégios de Defesa do espaço 5+5.

​​​​​

É desde 1995 docente do ISCSP da Universidade de Lisboa, onde exerce funções como Professora Auxiliar. É licenciada (1994) e mestre (1999) em Relações Internacionais pelo ISCSP, e Doutora em Ciências Sociais, na especialidade de Relações Internacionais (2009) pelo mesmo Instituto. Foi Assistente da Universidade Internacional, Pólo de Lisboa, entre 1994 e 1999. Foi docente do Instituto Superior Naval de Guerra (2003-2006), da Escola Naval (2006) e da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, no Curso de Relações Internacionais (2011) e é conferencista convidada de diversas instituições de ensino superior.


Colabora como investigadora no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) do ISCSP, no Instituto da Defesa Nacional e no Centro de Investigação e Desenvolvimento do Instituto Universitário Militar (CIDIUM). 

Foi conselheira do Conselho do Ensino Superior Militar (2011-2016). 

Pertence ao Conselho Editorial da revista Geopolítica, ao Conselho Editorial da revista Segurança e Defesa, ao Conselho Editorial da revista Portuguese Journal of International Affairs e ao Conselho Editorial da revista Janus.net. Pertence ao Conselho Consultivo da revista Proelium. 

Áreas de especialização: Nações Unidas e o uso da força, resolução de conflitos, organizações de segurança e defesa, políticas públicas de segurança, controlo de armamentos, direitos humanos e justiça penal internacional.

​​

Investigadora do Instituto da Defesa Nacional e investigadora integrada no Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-NOVA). É doutorada em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science. Foi Professora Auxiliar de Relações Internacionais na Universidade Lusíada. Foi Coordenadora e Diretora da Seção de Relações Internacionais da Associação Portuguesa de Ciência Política de 2012 a 2016. A sua investigação centra-se na política externa da Alemanha, Aliança Atlântica, Política Comum de Segurança e Defesa da União Europeia, as grandes potências e a ordem internacional. As suas publicações mais recentes são 'A segurança euro-atlântica após a eleição de Trump: as relações entre a União Europeia/PCSD e a NATO', 2017, Coleção Atena, IDN; 'A erosão da comunidade de segurança transatlântica' (com Carlos Gaspar), Nação e Defesa, IDN, 2019; ‘European Defence and German Defence Cooperation’, Nação e Defesa, IDN, 2018; 'German foreign policy, the Ukraine Crisis, and the Euro-Atlantic order: Assessing the dynamics of Change'; e 'Germany's Eastern Challenge and the Russia-Ukraine Crisis: A new Ostpolitik in the Making?', com Vladimir Handl, German Politics, 2018.​



Doutora em Relações Internacionais e Segurança Internacional pela Universidade NOVA de Lisboa e pela UNED (Universidad Nacional de Educación a Distancia).
 
É professora da Universidade Nebrija onde dirige o Mestrado em Gestão de Riscos em Conflictos. É investigadora do Grupo de Investigação em Segurança, Gestão de Riscos e Conflictos (SEGERICO); investigadora associada do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-NOVA); e, do Centro de Investigação de Segurança e Defesa do Instituto de Universitário Militar (IUM). 

As suas áreas de investigação são as migrações, estudos críticos de segurança, segurança marítima, gestão de fronteiras, o Mediterrâneo e a União Europeia.

Em 2021, recebeu o FLAD Atlantic Security Award, criado pelo Centro do Atlântico, o Instituto da Defesa Nacional e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. Mais informações aqui.



Professor de Relações Internacionais na Universidade Lusíada. Assessor no Instituto da Defesa Nacional e Investigador no Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI).
 
FORMAÇÃO ACADÉMICA
Doutoramento (Ph.D) em Ciência Política, Georgetown University, Washington, DC, EUA.
 
ÁREA DE ESTUDO
Relações Internacionais; Estratégia, Geopolítica e Geoestratégia; Europa, América do Norte e Rússia; África Subsariana e América do Sul.
 
PUBLICAÇÕES
"Irão Nuclear: o Relatório Incompleto", Newsletter do IDN nº22, Novembro/Dezembro 2007;
"A Encruzilhada Iraniana: Armas Nucleares e Consequências Geoestratégicas", Verão 2007, em parceria com Bernardo Pires de Lima;
"As eleições na Nigéria" Newsletter do IDN nº19, Maio/Junho 2007;
"África. Segurança e Acesso aos Recursos Petrolíferos", Newsletter do IDN nº14, Agosto 2006;
"Líbano: a Equação Síria", Newsletter do IDN nº2, Abril/Maio 2005;
"As Eleições na Palestina e o Roteiro da Paz", Newsletter do IDN nº1, Março 2005;
"As Forças Armadas e a Democracia Portuguesa, 1974-1982",Verão 2000;
"Rumo à Memória: Crónicas da Crise Comunista", Quetzal Editora em parceria com Carlos Gaspar;
"A Encruzilhada: Portugal, A Europa e os Estados Unidos", Bertrand, 2004, em parceria com João Marques de Almeida


Investigadores

Partilhar
Conteúdo