Ir para o conteúdo principal

Investigadores Residentes

Portal do IDN \ Início \ Investigação \ Projetos \ Investigadores \ Investigadores Residentes

​​​​​​​​​​​

​​​​​​​​

Investigador do Instituto da Defesa Nacional (IDN) e investigador Integrado do Instituto de História Contemporânea (IHC), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova.

Doutor em História Institucional e Política Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2005).

Coordenador, no Instituto da Defesa Nacional, da área de cidadania, segurança, defesa e paz e coautor do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz (Ministério da Educação, 2014).

Coordenou o Projeto de Investigação Pensar Estrategicamente Portugal: A Inserção Internacional das Pequenas e Médias Potências e a Primeira Guerra Mundial, uma parceria entre o Instituto da Defesa Nacional, o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, apoiado pela Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da 1ª Guerra Mundial do Ministério da Defesa Nacional (2014-2018).

Tem como área focal de estudo a estratégia e o pensamento estratégico e nesse quadro tem publicado trabalhos no âmbito da história político-estratégica, educação e cultura estratégica e segurança energética.

​Assessor do Instituto de Defesa Nacional. Investigador do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI NOVA). Professor catedrático convidado da Universidade Autónoma de Lisboa.  Estudou Direito e História na Universidade Clássica de Lisboa, fez o Mestrado de Ciências Políticas e Relações Internacionais no Institut d’Etudes Politiques de Paris e é doutorado em História e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. Foi Conselheiro dos Presidentes Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio. Assessor do Conselho de Administração da Fundação Oriente. Membro do European Council on Foreign Relations. Membro do Conselho Científico do Real Instituto Elcano.
 

Publicações

Carlos Gaspar, João Marques de Almeida, Nuno Severiano Teixeira, coordenadores (2007). Raymond Aron: um intelectual comprometido. Lisboa: Cosmos.

Carlos Gaspar (2011). O futuro da comunidade de segurança transatlântica. Lisboa: Cadernos do IDN 5.

Carlos Gaspar, Luís Salgado de Matos, Fátima Patriarca, coordenadores (2012). Estado,  regimes e revoluções. Estudos em Homenagem a Manuel de Lucena. Lisboa: Imprensa  de Ciências Sociais.

Carlos Gaspar, Bruno Cardoso Reis (2013). Uma estratégia global para Portugal numa Europa em crise. Lisboa: Cadernos do IDN 9.

Carlos Gaspar (2016). O Pós-Guerra Fria. Lisboa: Tinta-da-china.

Carlos Gaspar (2017). A balança da Europa. Lisboa: Alêtheia.

Carlos Gaspar (2018). Raymond Aron e a Guerra Fria. Lisboa: Alêtheia.

Carlos Gaspar (2019). O regresso da anarquia. Lisboa: Alêtheia.

Carlos Gaspar (2020). O mundo de amanhã. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Carlos Gaspar, coordenador (2020). Teoria das Relações Internacionais. Textos Clássicos. Lisboa: Horizonte.


 

​Investigadora convidada no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL) e Assessora no Instituto da Defesa Nacional (IDN). 

Doutorada em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Mestre em Antropologia Social (2010) e Bacharel em Ciências Sociais (2006) pela Universidade Federal de São Carlos. 

Desde 2006 realiza projetos de investigação que refletem temas como género, família, parentesco e hierarquia a partir do contexto etnográfico das Forças Armadas. Para sua tese de doutoramento, realizou um estudo etnográfico sobre as dinâmicas familiares e modos de habitação de militares brasileiros em região de fronteira amazônica. Entre 2018 e 2019 realizou um PósDoutoramento no CIES-Instituto Universitário de Lisboa, com investigação sobre as dinâmicas de integração de género nas Academias Militares em Portugal. Suas publicações recentes incluem capítulos de livros em A Família Militar no Brasil (FGV Editora, 2018), The Palgrave International Handbook of Gender and the Military (Palgrave Macmillan, 2017) e no Researching the Military (Routledge, 2016). 

Áreas de especialização: Antropologia; Forças Armadas e Sociedade; Etnografia; Antropologia da Família; Género; Mulheres Militares; Família Militar

​​

Chefe de Equipa Multidisciplinar do Centro de Estudos e Investigação do IDN, Diretora Curso Defesa Nacional e Representante no Executive Academic Board do Colégio Europeu de Segurança e Defesa. 

Doutorada em Ciência Política pela Universidade de Twente e possui um Pós-Doutoramento em Relações Internacionais pela Universidade de Groningen. Integra o Centro de investigação OBSERVARE, UAL como investigadora. 

Entre 2006 e 2008 foi Subdiretora do Instituto da Defesa Nacional e entre 1996 e 2006 desempenhou a função de Chefe de Divisão do Departamento de Investigação deste mesmo Instituto. Entre 1991 e 1996 exerceu funções no Departamento de Relações Internacionais da Direcção-Geral de Política de Defesa Nacional. Em 1989 ingressou no MDN como assessora no Gabinete do Secretário de Estado Adjunto da Defesa Nacional.

Dirige a revista Nação e Defesa do Instituto da Defesa Nacional e é reviewer externa das revistas 'Journal of Common Market Studies' e 'International Relations'.
Áreas de especialização: Relações Internacionais e Estudos de Segurança (teorias das relações internacionais, política externa de segurança e defesa europeia e política externa dos pequenos estados).

​​​​​​

Assessor de Estudos do Instituto de Defesa Nacional, Subdiretor do Curso de Defesa Nacional e Diretor do Curso de Cibersegurança e Gestão de Crises no Ciberespaço.

Mestre em Administração de e Gestão de Empresas (MBA) com especialização em Gestão da Informação (UCP, 1997); Licenciado em Ciências Militares – Ramo Artilharia (Academia Militar, 1984) e em Engenharia de Sistemas Decisionais (COCITE, 1999); Pós-Graduado em Investigação Operacional e Análise de Sistemas (USA, 1990).

Ao longo de mais de 40 anos de carreira militar desempenhou funções em diversas unidades do Exército Português e da NATO, nomeadamente: Chefe de Estado-Maior (JALLC/NATO, 2009 – 2013); Chefe da Divisão de Operações (JALLC/NATO, 2007-2009);  Diretor do Centro de Informática do Exército (CIE, 2006-2007); Subdiretor (CIE, 2004-2006); Chefe da Repartição de Projetos (CIE, 2002-2004); Chefe Repartição Sistemas Informação (EME, 1999-2002); Administrador de Sistemas (CINCSOUTHLANT, 1994-1999); Oficial de Operações (GAC/BMI, 1993-1994); Adjunto Planeamento (EME, 1990-1993) e Comandante Bataria (RAC, 1984-1990).

Docente do Ensino Superior Universitário e Politécnico, há mais de 20 anos, nas áreas da Tecnologias de Informação e Segurança da Informação, Investigação Operacional e Estatística.

Áreas de especialização: Gestão de Informação, Segurança da Informação e Tecnologias de Informação e Comunicações.

​​​​

Coronel de Infantaria, assessor do Instituto da Defesa Nacional de Portugal. 

Prestou serviço na Escola Prática de Infantaria em Mafra como instrutor, oficial de Estado-maior e comandante a diversos níveis e ainda como responsável pela área da Formação Pedagógica de Formadores do Exército. Participou em missões na Bósnia Herzegovina como Monitor da União Europeia (ECMM), em Angola como assessor militar das Forças Armadas Angolanas (FAA) no âmbito da CTM, em Timor-Leste como 2º Comandante de uma FND no âmbito da ONU e no Afeganistão como elemento destacado da NATO e Assessor militar integrado numa FND. Foi membro do Joint Analysis and Lessons Learned Center (JALLC) da NATO; Representante do JALLC para a implementação e desenvolvimento das Lições Aprendidas da ISAF/Afeganistão; Team Leader para a criação e operacionalização de um sistema de Lições Aprendidas ao nível Kandak (Batalhão) no Afghan National Army (ANA). Como Chefe da Repartição de Lições Aprendidas (RepLA) do Exército, foi responsável pela implementação e desenvolvimento da capacidade de Lições Aprendidas do Exército Português. 

No IDN é responsável pelo Curso de Gestão Civil de Crises, pelos ”Seminários IDN Jovem” e pela representação do IDN no Colégio de Defesa Ibero-americanos e na iniciativa dos Colégios de Defesa do espaço 5+5.

​​​​

Tenente-Coronel do Exército na situação de Reserva. É responsável pela Delegação do Porto do Instituto de Defesa Nacional e Subdiretor do Curso de Defesa Nacional. 

Está habilitado com a Licenciatura em Ciências Sócio-Militares pela Academia Militar, e possui diversos cursos, dos quais se destacam o de Promoção a Oficial Superior, de Operações Especiais, de Paraquedismo-militar e de Human Intelligence. 
No âmbito civil possui o grau de Mestre em Relações Internacionais, pela Universidade Portucalense, e o Curso de Gestão, pela Porto Business School. 
Desempenhou funções de comando e estado-maior no Centro de Instrução de Operações Especiais, no Comando do Pessoal, no QG/RMN e no Gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército.
 
Comandou a participação portuguesa em diversas forças internacionais, das quais se destacam a ACE Mobile Force e a NATO Response Force. 
É membro fundador do CEISTAD e do Centro de Arles e Letras / PDAHPE. 

Tem publicadas várias obras, capítulos e artigos no domínio das Relações Internacionais, com destaque para as seguintes: “Turquia: País Ponte Entre Dois Mundos” (edição da Prefácio) e “Afeganistão” (edição da Casa da Moeda). 
É Logistic Senior Partner na “JPLogistik” e Diretor de Operações na “Latitude Zero – LZEC”. 
Exerce funções no Instituto de Defesa Nacional desde setembro de 2018. 

​​​​​

É desde 1995 docente do ISCSP da Universidade de Lisboa, onde exerce funções como Professora Auxiliar. É licenciada (1994) e mestre (1999) em Relações Internacionais pelo ISCSP, e Doutora em Ciências Sociais, na especialidade de Relações Internacionais (2009) pelo mesmo Instituto. Foi Assistente da Universidade Internacional, Pólo de Lisboa, entre 1994 e 1999. Foi docente do Instituto Superior Naval de Guerra (2003-2006), da Escola Naval (2006) e da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, no Curso de Relações Internacionais (2011) e é conferencista convidada de diversas instituições de ensino superior.


Colabora como investigadora no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) do ISCSP, no Instituto da Defesa Nacional e no Centro de Investigação e Desenvolvimento do Instituto Universitário Militar (CIDIUM). 

Foi conselheira do Conselho do Ensino Superior Militar (2011-2016). 

Pertence ao Conselho Editorial da revista Geopolítica, ao Conselho Editorial da revista Segurança e Defesa, ao Conselho Editorial da revista Portuguese Journal of International Affairs e ao Conselho Editorial da revista Janus.net. Pertence ao Conselho Consultivo da revista Proelium. 

Áreas de especialização: Nações Unidas e o uso da força, resolução de conflitos, organizações de segurança e defesa, políticas públicas de segurança, controlo de armamentos, direitos humanos e justiça penal internacional.

​​

Investigadora do Instituto da Defesa Nacional e investigadora integrada no Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-NOVA). É doutorada em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science. Foi Professora Auxiliar de Relações Internacionais na Universidade Lusíada. Foi Coordenadora e Diretora da Seção de Relações Internacionais da Associação Portuguesa de Ciência Política de 2012 a 2016. A sua investigação centra-se na política externa da Alemanha, Aliança Atlântica, Política Comum de Segurança e Defesa da União Europeia, as grandes potências e a ordem internacional. As suas publicações mais recentes são 'A segurança euro-atlântica após a eleição de Trump: as relações entre a União Europeia/PCSD e a NATO', 2017, Coleção Atena, IDN; 'A erosão da comunidade de segurança transatlântica' (com Carlos Gaspar), Nação e Defesa, IDN, 2019; ‘European Defence and German Defence Cooperation’, Nação e Defesa, IDN, 2018; 'German foreign policy, the Ukraine Crisis, and the Euro-Atlantic order: Assessing the dynamics of Change'; e 'Germany's Eastern Challenge and the Russia-Ukraine Crisis: A new Ostpolitik in the Making?', com Vladimir Handl, German Politics, 2018.​

​​Investigador do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-Iscte), Professor Auxiliar Convidado do Iscte-IUL, e investigador do Instituto da Defesa Nacional.

Doutorado em Ciência Política, com especialização em Relações Internacionais, pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS, ULisboa).

Em 2019, foi Professor Visitante do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IREL-UnB) e da Universitas Islam Indonesia (UII). Foi anteriormente Nuclear Security Fellow da Escola de Relação de Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), SUSI Fellow do Departamento de Estado dos EUA, e Leibniz-DAAD Research Fellow do German Institute for Global and Area Studies (GIGA). 

Entre 2013 e 2015 foi Investigador Visitante do IREL-UnB e do Centre for Governance Innovation da Universidade de Pretória (GovInn-UP). 

Áreas de especialização: Relações Internacionais e Segurança Internacional (multilateralismo, dinâmicas regionais do Atlântico Sul e cooperação de defesa em África).


Professor de Relações Internacionais na Universidade Lusíada. Assessor no Instituto da Defesa Nacional e Investigador no Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI).
 
FORMAÇÃO ACADÉMICA
Doutoramento (Ph.D) em Ciência Política, Georgetown University, Washington, DC, EUA.
 
ÁREA DE ESTUDO
Relações Internacionais; Estratégia, Geopolítica e Geoestratégia; Europa, América do Norte e Rússia; África Subsariana e América do Sul.
 
PUBLICAÇÕES
"Irão Nuclear: o Relatório Incompleto", Newsletter do IDN nº22, Novembro/Dezembro 2007;
"A Encruzilhada Iraniana: Armas Nucleares e Consequências Geoestratégicas", Verão 2007, em parceria com Bernardo Pires de Lima;
"As eleições na Nigéria" Newsletter do IDN nº19, Maio/Junho 2007;
"África. Segurança e Acesso aos Recursos Petrolíferos", Newsletter do IDN nº14, Agosto 2006;
"Líbano: a Equação Síria", Newsletter do IDN nº2, Abril/Maio 2005;
"As Eleições na Palestina e o Roteiro da Paz", Newsletter do IDN nº1, Março 2005;
"As Forças Armadas e a Democracia Portuguesa, 1974-1982",Verão 2000;
"Rumo à Memória: Crónicas da Crise Comunista", Quetzal Editora em parceria com Carlos Gaspar;
"A Encruzilhada: Portugal, A Europa e os Estados Unidos", Bertrand, 2004, em parceria com João Marques de Almeida


Investigadores

Partilhar
Conteúdo