Publicações
Carlos Gaspar, João Marques de Almeida, Nuno Severiano Teixeira, coordenadores (2007). Raymond Aron: um intelectual comprometido. Lisboa: Cosmos.
Carlos Gaspar (2011). O futuro da comunidade de segurança transatlântica. Lisboa: Cadernos do IDN 5.
Carlos Gaspar, Luís Salgado de Matos, Fátima Patriarca, coordenadores (2012). Estado, regimes e revoluções. Estudos em Homenagem a Manuel de Lucena. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
Carlos Gaspar, Bruno Cardoso Reis (2013). Uma estratégia global para Portugal numa Europa em crise. Lisboa: Cadernos do IDN 9.
Carlos Gaspar (2016). O Pós-Guerra Fria. Lisboa: Tinta-da-china.
Carlos Gaspar (2017). A balança da Europa. Lisboa: Alêtheia.
Carlos Gaspar (2018). Raymond Aron e a Guerra Fria. Lisboa: Alêtheia.
Carlos Gaspar (2019). O regresso da anarquia. Lisboa: Alêtheia.
Carlos Gaspar (2020). O mundo de amanhã. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Carlos Gaspar, coordenador (2020). Teoria das Relações Internacionais. Textos Clássicos. Lisboa: Horizonte.
É desde 1995 docente do ISCSP da Universidade de Lisboa, onde exerce funções como Professora Auxiliar. É licenciada (1994) e mestre (1999) em Relações Internacionais pelo ISCSP, e Doutora em Ciências Sociais, na especialidade de Relações Internacionais (2009) pelo mesmo Instituto. Foi Assistente da Universidade Internacional, Pólo de Lisboa, entre 1994 e 1999. Foi docente do Instituto Superior Naval de Guerra (2003-2006), da Escola Naval (2006) e da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, no Curso de Relações Internacionais (2011) e é conferencista convidada de diversas instituições de ensino superior.
Investigadora do Instituto da Defesa Nacional e investigadora integrada no Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-NOVA). É doutorada em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science. Foi Professora Auxiliar de Relações Internacionais na Universidade Lusíada. Foi Coordenadora e Diretora da Seção de Relações Internacionais da Associação Portuguesa de Ciência Política de 2012 a 2016. A sua investigação centra-se na política externa da Alemanha, Aliança Atlântica, Política Comum de Segurança e Defesa da União Europeia, as grandes potências e a ordem internacional. As suas publicações mais recentes são 'A segurança euro-atlântica após a eleição de Trump: as relações entre a União Europeia/PCSD e a NATO', 2017, Coleção Atena, IDN; 'A erosão da comunidade de segurança transatlântica' (com Carlos Gaspar), Nação e Defesa, IDN, 2019; ‘European Defence and German Defence Cooperation’, Nação e Defesa, IDN, 2018; 'German foreign policy, the Ukraine Crisis, and the Euro-Atlantic order: Assessing the dynamics of Change'; e 'Germany's Eastern Challenge and the Russia-Ukraine Crisis: A new Ostpolitik in the Making?', com Vladimir Handl, German Politics, 2018.
Pedro Seabra é Professor Auxiliar do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, Subdiretor do Centro de Estudos Internacionais (CEI-Iscte) e Assessor no Instituto da Defesa Nacional (IDN). É ainda Diretor do Doutoramento em História, Estudos de Segurança e Defesa. É doutorado em Ciência Política, com especialização em Relações Internacionais, pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS, ULisboa).
Entre abril de 2022 e abril de 2024 exerceu funções de Assessor no Gabinete da Ministra da Defesa Nacional do XXIII Governo Constitucional. Anteriormente foi Nuclear Security Fellow da Escola de Relações Internacionais-Fundação Getúlio Vargas (FGV), SUSI Fellow do Departamento de Estado dos EUA, e Leibniz-DAAD Research Fellow do German Institute for Global and Area Studies (GIGA). Em 2022 foi selecionado como Paris Young Defence Leader pelo Institut de Recherche Stratégique de l'Ecole Militaire (IRSEM) e como Marshal Memorial Fellow pelo German Marshall Fund of the US (GMF). Em 2019 foi Professor Visitante do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IREL-UnB) e da Universitas Islam Indonesia (UII). Entre 2013 e 2016, foi Investigador Visitante do IREL-UnB, do Centre for Governance Innovation da Universidade de Pretória (GovInn-UP) e do ICS, ULisboa.
Os seus interesses de investigação concentram-se na área de Relações Internacionais, Segurança Internacional, dinâmicas regionais do Atlântico Sul e security capacity-building em África e as suas publicações incidem nesses temas assim como em questões de política externa e defesa de Portugal e Brasil, África e países Lusófonos.