Ir para o conteúdo principal

Assessores de Estudos

Portal do IDN \ Início \ Investigação \ Projetos \ Investigadores \ Assessores de Estudos

​​​​​​​​​​


 
Coronel de Cavalaria encontra-se na situação de Reserva na Efetividade de Serviço, desde 31 de dezembro de 2014, e exerce as funções de Assessor de Estudos no Instituto da Defesa Nacional, desde 2014.

 
Está habilitado com os cursos curriculares da carreira, possuindo outros cursos, de que se destacam o Curso de Estado-Maior no Instituto de Altos Estudos Militares, o Curso de Estado-Maior de Marrocos, o Curso Multinational Crisis Management, o Curso European Security and Defence Policy Level do Colégio Europeu de Segurança e Defesa e a licenciatura em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

 
Ao longo da sua carreira, prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército, das Forças Armadas e do Ministério da Defesa, tendo Comandado o Regimento de Cavalaria de Estremoz e sido Diretor do Departamento de Relações Internacionais da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional.

 
No estrangeiro, exerceu as funções de Conselheiro Militar junto da Missão Permanente de Portugal na Organização das Nações Unidas, de 1999 a 2002 e foi Adido de Defesa junto da Embaixada de Portugal em Paris, de 2010 a 2014.

​​​



Coronel de Cavalaria do Exército Português, atualmente assessor de estudos do Instituto de Defesa Nacional (IDN), onde é responsável pelos Cursos Intensivos de Segurança e Defesa que se realizam nas Regiões Autónomas e dos Cursos Descentralizados de Segurança e Defesa. É ainda coordenador das Ações de Formação no âmbito da Implementação do Referencial para a Segurança, a Defesa e a Paz (RESDP).

Licenciado em Ciências Militares – Ramo Cavalaria (Academia Militar, 1988) e habilitado com os cursos curriculares de carreira.

Possui ainda diversos cursos militares tirados em Portugal e no estrangeiro e ainda a especialidade de Paraquedismo militar.

No âmbito académico possui Pós-graduações em Estratégia (ISCSP 1998/99) e em História Militar (Universidade dos Açores & Academia Militar 2005/06).
 
Ao longo da carreira prestou serviço em diversas Unidades/Órgãos do Exército, tendo sido Diretor da revista Jornal do Exército, órgão oficial do EME (2016 a 2021). Participou como Observador Militar na missão da UNPROFOR, na ex-Jugoslávia 1995/96. Como oficial CIMIC do Joint Force Command Lisbon (JFC Lisbon), entre 2006 e 2010, tendo participado em vários exercícios das Nato Reaction Forces (NRF). 




O Coronel António Luís Beja Eugénio é atualmente assessor de estudos no Instituto da Defesa Nacional, onde coordena atividades de investigação, formação e divulgação de matérias como as tecnologias emergentes na área da Defesa Nacional, entre elas as relacionadas com o espaço, e questões de economia de defesa nacional.

Tem uma carreira de mais de quarenta anos como oficial da Força Aérea Portuguesa, iniciada como tripulante de aeronaves C-130H e P-3P, onde acumulou 5.000 horas de voo em treinos, exercícios e operações nacionais e NATO. Recentemente, desempenhou funções conjuntas, como Chefe de Estado-Maior do Comando Operacional dos Açores.

Tem uma vasta experiência em cooperação no domínio da defesa, com missões em Angola e Moçambique, onde dirigiu dois projetos (Instituto Superior de Estudos de Defesa e Força Aérea de Moçambique). Desenvolveu, também, uma carreira académica, com destaque para a docência nos institutos superiores de ensino militar (Instituto de Altos Estudos da Força Aérea, Instituto de Estudos Superiores e Instituto Universitário Militar), durante doze anos. É autor de diversos artigos e capítulos em livros sobre temas de estratégia, tecnologias, inovação e relações transatlânticas.  

Além da formação de índole militar, o coronel António Eugénio tem uma licenciatura em “Gestão” pela Universidade Lusíada, duas pós-graduações (em “Sistemas e Tecnologias de Informação para as Organizações” pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e em “Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais”, pela Universidade Autónoma de Lisboa), um mestrado em “Gestão de Sistemas de Informação”, pelo ISEG, a componente letiva do doutoramento em “Ciência Política e Relações Internacionais” da Universidade Católica de Lisboa e uma graduação em Advanced Security Studies pelo George C. Marshall European Center for Security Studies, na Alemanha. 


​​​​
Coronel do Exército e assessor no Instituto da Defesa Nacional. Licenciado em ciências militares pela Academia Militar, pós-graduado em história militar pela Universidade Lusíada e mestre em ciências da informação e da documentação pela Universidade Nova de Lisboa.

Foi Comandante do Regimento de Artilharia Antiaérea n.º 1 e Gestor do Projeto de Reequipamento do Grupo de Artilharia Antiaérea.

Na Academia Militar foi Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologias Militares, Chefe do Departamento de Estudos Pós-Graduados, Adjunto do Diretor de Ensino, Comandante do 2.º Batalhão de Alunos; 2.º Comandante do Destacamento da Academia Militar na Amadora; Chefe da Secção Logística; Comandante da Companhia de Comando e Serviços; Professor Regente da Cadeira de Geografia Militar; Professor de Estratégia e Relações Internacionais; Professor Adjunto História Militar, Professor Adjunto de História Económica e Social; Diretor do Curso Vestibular; membro do Júri de Seleção dos Concursos de Admissão à Academia Militar.

No Centro de Investigação da Academia Militar foi Vice-Presidente da Assembleia-Geral, Membro do Conselho Científico e investigador. 

Foi Diretor do Arquivo Histórico-Militar.

Participou em duas missões em Angola no âmbito da Cooperação Técnico-Militar.

Coronel do Exército Português, Assessor e investigador do Centro de Estudos e Investigação do Instituto da Defesa Nacional e do CEI do ISCTE-IUL.

Mestre e Licenciado em Ciências Militares, possui o Curso de Estado-Maior do Instituto de Altos Estudos Militares onde também foi professor e é doutorando em História e Estudos de Segurança e Defesa, pela Academia Militar e ISCTE-IUL.

Foi Assessor Militar (Exército) na Casa Militar do Presidente da República Dr. Jorge Sampaio e exerceu ao longo de 40 anos de serviço no Exército e na Defesa Nacional funções de comando, estado-maior, assessoria e instrução. Desempenhou o cargo de Chefe da Divisão de Operações do Joint Analysis and Lessons Learned Centre / NATO, em Monsanto. Assessor Técnico e Diretor de Projeto nº1 (residente, 2009-2010) – Estrutura Superior da Defesa e das Forças Armadas, inscrito no Programa-quadro da Cooperação Técnico-Militar com a República da Guiné-Bissau. Auditor e conferencista do Curso de Defesa Nacional, foi Subdiretor deste Curso do Instituto da Defesa Nacional entre 2014 e 2017. 

Dirigiu e coordenou, em diferentes momentos, os seguintes Cursos do IDN: Gestão Civil de Crises, Defesa para Jovens, Intensivo de Segurança e Defesa nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, Segurança e Defesa para Jornalistas, Pós-graduação em Políticas Públicas de Segurança (ISCTE-IUL, IDN), Pós-Graduação em Estudos Estratégicos e de Segurança (UNL, IDN). 

Como Assessor e investigador do IDN tem trabalhos na área dos estudos da Crise e gestão de crises complexas, alterações climáticas, e política europeia de segurança e defesa. Foi delegado nacional no Executive Academic Board /Security Sector Reform, European Security and Defense College. Tem artigos publicados e é conferencista convidado em universidades e institutos parceiros do IDN.

Chefe de Equipa Multidisciplinar do Centro de Estudos e Investigação do IDN, Diretora Curso Defesa Nacional e Representante no Executive Academic Board do Colégio Europeu de Segurança e Defesa. 

Doutorada em Ciência Política pela Universidade de Twente e possui um Pós-Doutoramento em Relações Internacionais pela Universidade de Groningen. Integra o Centro de investigação OBSERVARE, UAL como investigadora. 

Entre 2006 e 2008 foi Subdiretora do Instituto da Defesa Nacional e entre 1996 e 2006 desempenhou a função de Chefe de Divisão do Departamento de Investigação deste mesmo Instituto. Entre 1991 e 1996 exerceu funções no Departamento de Relações Internacionais da Direcção-Geral de Política de Defesa Nacional. Em 1989 ingressou no MDN como assessora no Gabinete do Secretário de Estado Adjunto da Defesa Nacional.

Dirige a revista Nação e Defesa do Instituto da Defesa Nacional e é reviewer externa das revistas 'Journal of Common Market Studies' e 'International Relations'.

Áreas de especialização: Relações Internacionais e Estudos de Segurança (teorias das relações internacionais, política externa de segurança e defesa europeia e política externa dos pequenos estados).


​​

Assessor de Estudos do Instituto de Defesa Nacional, Diretor do Curso de Defesa Nacional e do Curso de Cibersegurança e Gestão de Crises no Ciberespaço.

Mestre em Administração de e Gestão de Empresas (MBA) com especialização em Gestão da Informação (UCP, 1997); Licenciado em Ciências Militares – Ramo Artilharia (Academia Militar, 1984) e em Engenharia de Sistemas Decisionais (COCITE, 1999); Pós-Graduado em Investigação Operacional e Análise de Sistemas (USA, 1990).

Ao longo de mais de 40 anos de carreira militar desempenhou funções em diversas unidades do Exército Português e da NATO, nomeadamente: Chefe de Estado-Maior (JALLC/NATO, 2009 – 2013); Chefe da Divisão de Operações (JALLC/NATO, 2007-2009);  Diretor do Centro de Informática do Exército (CIE, 2006-2007); Subdiretor (CIE, 2004-2006); Chefe da Repartição de Projetos (CIE, 2002-2004); Chefe de Repartição de Sistemas de Informação (EME, 1999-2002); Administrador de Sistemas (CINCSOUTHLANT, 1994-1999); Oficial de Operações (GAC/BMI, 1993-1994); Adjunto de Planeamento (EME, 1990-1993) e Comandante de Bataria (RAC, 1984-1990).

Docente do Ensino Superior Universitário e Politécnico nas áreas da Tecnologias de Informação e Segurança da Informação, Investigação Operacional e Estatística.

Áreas de especialização: Gestão de Informação, Segurança da Informação e Tecnologias de Informação e Comunicações.​


Coronel de Infantaria, assessor do Instituto da Defesa Nacional de Portugal. 

Prestou serviço na Escola Prática de Infantaria em Mafra como instrutor, oficial de Estado-maior e comandante a diversos níveis e ainda como responsável pela área da Formação Pedagógica de Formadores do Exército. Participou em missões na Bósnia Herzegovina como Monitor da União Europeia (ECMM), em Angola como assessor militar das Forças Armadas Angolanas (FAA) no âmbito da CTM, em Timor-Leste como 2º Comandante de uma FND no âmbito da ONU e no Afeganistão como elemento destacado da NATO e Assessor militar integrado numa FND. Foi membro do Joint Analysis and Lessons Learned Center (JALLC) da NATO; Representante do JALLC para a implementação e desenvolvimento das Lições Aprendidas da ISAF/Afeganistão; Team Leader para a criação e operacionalização de um sistema de Lições Aprendidas ao nível Kandak (Batalhão) no Afghan National Army (ANA). Como Chefe da Repartição de Lições Aprendidas (RepLA) do Exército, foi responsável pela implementação e desenvolvimento da capacidade de Lições Aprendidas do Exército Português. 

No IDN é responsável pelo Curso de Gestão Civil de Crises, pelos ”Seminários IDN Jovem” e pela representação do IDN no Colégio de Defesa Ibero-americanos e na iniciativa dos Colégios de Defesa do espaço 5+5.​

​​​​jose_picoito.JPG

CMG da Marinha Portuguesa e assessor no Instituto da Defesa Nacional, Diretor do Curso de Defesa para Jovens e integra as equipas de trabalho no âmbito do RESDP e no Atlantic Centre. 

Licenciado em Ciências Socio Militares, Ramo Naval, pela Escola Naval (1985), reúne mais as seguintes formações: Curso de especialização em Navegação Submarina (1987); Curso de especialização em Armas Submarinas (1992); o “IDSTP” em Groton, USA (1995); Curso Geral Naval de Guerra em 1996; Curso de Promoção a Oficial General no IESM (2013). 

Cumpriu a fase operacional da carreira com passagens pelas guarnições dos navios “Honório Barreto” e “Magalhães Corrêa” e pelos 3 submarinos da Classe Albacora, como chefe de serviços técnicos a bordo. Foi Oficial Imediato do “Barracuda” e do “Albacora” no período de 1993 a 1996 e Comandante do submarino “Delfim” e depois o “Albacora” de 1996 a 2000. 

Posteriormente cumpriu as seguintes comissões de serviço: na DIPLAEM no EMGFA (SET00–MAR03); na RSP da DSP (MAR03-JAN05); Seção de Protocolo e GLAM na DIV2 do EMA (JAN05-SET07); Chefe do GLADM da DIMIL/ CISMIL do EMGFA (SET07-JUL11); Chefe da RMC da DSP na Marinha (JUL11-OUT12); Chefe do GAQ do IESM/ IUM (SET13-JUL17) e Diretor Técnico do Projeto 2 de Cooperação do Domínio da Defesa com a República de Cabo Verde (JUL17-JUL19).

​​

Coronel de Artilharia do Exército Português e assessor de estudos do Instituto de Defesa Nacional (IDN). É o Chefe da Delegação do IDN-Porto/Adjunto da Direção e Subdiretor do Curso de Defesa Nacional. Também é Co-coordenador para a Implementação do Referencial para a Segurança, a Defesa e a Paz.

​É licenciado em Ciências Militares – Ramo Artilharia (Academia Militar, 1989), é ainda habilitado com os cursos curriculares de carreira.

Possui outros cursos, nomeadamente em Portugal: 14º Curso de Estudos Africanos 2019 (Instituto Universitário Militar-IUM/2019) e 7º Curso de Cibersegurança e Gestão de Crises no Ciberespaço (Instituto da Defesa Nacional-IDN/2020). No estrangeiro é detentor do Curso Avançado de Logística – ramo de Transportes (“CLOAC Transportation”) E.U.A. (1998);“NATO Balkans Intel Course” -AIRNORTH (Ramstein) Alemanha (2002); Interim Geo-Spatial Intelligence Tool (“iGeo Sit Course”, pelo NC3A no HQ/KFOR Kosovo (2008).

Ao longo da carreira prestou serviço em diversas Unidades/Órgãos do Exército e em operações da OTAN, ONU e EU, nomeadamente:Operação JOINT GUARD/OPERATION JOINT FORGE no QG/SFOR (Sarajevo/Bósnia-Herzegovina) 2002/2003; Operação ALTHEA da EUFOR (Tuzla/Bósnia-Herzegovina) 2004/2005; Operação JOINT GUARDIAN no QG/KFOR (Pristina/Kosovo) 2008/2009 e UNIFIL (Peace keeping mission- Naqoura/Líbano), 2011/2012.​​


Investigadores

Partilhar
Conteúdo