Ir para o conteúdo principal

Investigadores Associados

Portal do IDN \ Início \ Investigação \ Projetos \ Investigadores \ Investigadores Associados

​​

​Carlos Branco é Major-General do Exército português na situação de reserva. Tem uma vasta experiência em assuntos político-militares e relações internacionais granjeada em cerca de 10 anos ao serviço de diversas organizações internacionais. Foi Director da Divisão de Cooperação e Segurança Regional, do Estado-Maior Militar da OTAN, em Bruxelas, qualidade em que foi responsável pelo planeamento estratégico da cooperação militar da NATO. Foi porta-voz do Comandante da Força da NATO no Afeganistão, e responsável pela sua Comunicação Estratégica. Exerceu ainda funções na Divisão Militar do Secretariado da ONU, em Nova Iorque, onde nas funções de “Peacekeeping Affairs Officer" foi o desk officer das missões da ONU no Médio Oriente (Israel, Líbano, Síria e Iraque/Kuwait). Prestou também serviço no quartel-general da EUROFOR, em Florença, como analista de Intelligence. Foi monitor eleitoral na Bósnia ao serviço da OSCE e observador militar da ONU, no conflito da ex-Jugoslávia, antes de Dayton.

Entre outras funções, foi Subdirector do Instituto de Defesa Nacional, Comandante do Regimento de Infantaria 13, em Vila Real, e prestou serviço no Regimento de Comandos. É investigador do IPRI e Investigador Associado do IDN.




Tenente-Coronel do Exército na situação de Reserva, tem vasta experiência em assuntos de Segurança e Defesa.

Está habilitado com a Licenciatura em CSM pela Academia Militar, e possui diversos cursos, dos quais se destacam o de Promoção a Oficial Superior, de Operações Especiais, de Paraquedismo-militar e de Human Intelligence. 

No âmbito civil possui o grau de Mestre em Relações Internacionais, pela Universidade Portucalense, e o Curso de Gestão, pela Porto Business School. 

Desempenhou funções de comando e estado-maior no Centro de Instrução de Operações Especiais, no Comando do Pessoal, no QG/RMN e no Gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército.
 
Comandou a participação portuguesa em diversas forças internacionais, das quais se destacam a ACE Mobile Force e a NATO Response Force, tendo participado num total de oito missões internacionais.

Foi responsável pela Delegação do Porto do Instituto da Defesa Nacional e Subdiretor do Curso de Defesa Nacional, entre 2018 e 2021. 

É membro fundador do CEISTAD e do Centro de Arles e Letras/PDAHPE. 

Tem publicadas várias obras, capítulos e artigos no domínio das Relações Internacionais, Segurança e Defesa. 

É Investigador Associado do Instituto da Defesa Nacional.

É coordenador do curso “Risco Geopolítico e Estratégia para Executivos”, numa parceria com a Porto Business School – PBS.

É Logistic Senior Partner na “JPLogistik” e Diretor de Operações na “Latitude Zero – LZEC”. 

​Licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade do Minho.

Investigador do IPRI-Instituto Português de Relações Internacionais - Universidade Nova de Lisboa.

Professor-coordenador do ISCET-Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo.

Professor-adjunto convidado a tempo parcial do IPP-Instituto Politécnico do Porto.

É autor de diversos livros e artigos científicos na área das Relações Internacionais nas áreas da Geopolítica, Economia Política Internacional, União Europeia e Direito Internacional.

Colabora com a imprensa na análise de questões de política internacional de actualidade (Jornal Público e RTP2).

CV alargado (ORCID) disponível em  http://orcid.org/0000-0002-5633-4443 

​José Manuel Freire Nogueira é Major General do Exército reformado, Mestre em Estratégia pelo ISCSP e Doutor em Relações Internacionais pela FCSH/UNL. Com uma vasta experiência militar cumpriu uma comissão de campanha em Angola, foi durante vários anos professor no então IAEM e comandou o Grupo de Artilharia da Brigada Mecanizada, tendo também passado pelos bancos de escola do Exército norte-americano. Serviu na NATO por duas vezes, primeiro como analista de Ordem de Batalha na Divisão de Informações do SHAPE (onde elaborou - em 1998 - um documento, na altura revolucionário, sobre a próxima implosão do Pacto de Varsóvia) e, mais tarde, foi conselheiro militar do embaixador de Portugal no QG da NATO em Bruxelas, tendo aí desempenhado funções como representante do Diretor Nacional de Armamento (também na UEO) e como membro do Senior Level Weapons Protection Group. Como oficial-general foi chefe da Seção de Estratégia do IAEM, Diretor de Pessoal do Exército e Co-Chairman do Defense Group on Proliferation da NATO, tendo terminado a sua carreira no ativo como Subdiretor do Instituto de Defesa Nacional.

Desde então, foi Presidente do Centro Português de Geopolítica, professor no Instituto Superior da Ciências da Informação e Administração (ISCIA) e, durante dez anos Presidente da comissão de Relações Internacionais da Sociedade de Geografia de Lisboa. Colaborou com a Limes-Revista Italiana de Geopolítica durante vários anos e é autor ou coautor de 9 livros e de mais de uma vintena de artigos em jornais e revistas. Foi coordenador do Mestrado em Segurança, Defesa e Resolução de Conflitos no ISCIA e é professor e cocoordenador científico do Curso de Estudos Avançados de Geopolítica do IDN/Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Colabora regularmente com a UAL e com a Universidade Lusíada. Foi orientador de vários Mestrados e membro de Júri de Mestrados e Doutoramentos e foi (2019) Coordenador do Júri Sectorial para a atribuição do Prémio “Investigação Científica em Ciência Militares" do Instituto Universitário Militar.

Os seus principais temas de interesse são a Geopolítica teórica e aplicada com especial enfoque na América Latina e no caso Português, além de outros temas de atualidade.

Sabrina Evangelista Medeiros é doutora em ciência política pelo IUPERJ (IESP), mestre e licenciada em História pela UFRJ. Sabrina foi professora por 10 anos na Universidade Federal do Rio de Janeiro e por 12 anos na Escola de Guerra Naval (licenciada). Também compôs o quadro docente do Colégio Interamericano de Defesa, da Organização dos Estados Americanos (Washington, DC). Seus temas de pesquisa são: cooperação interagência, economia da defesa e da segurança, cooperação pela segurança e simulações e jogos de crise e de guerra.

Investigadores

​​​ ​
​​​​​​​ CARLOS BRANCO
CARLOS BRANCO​​​
​​Carlos Branco é Major General do Exército Português na situação de reserva. ​​

​​​ ​
​​​​​​​ CARLOS COUTINHO RODRIGUES
CARLOS COUTINHO RODRIGUES​​​
​​Coronel de Artilharia do Exército Português. Licenciado e Mestre em Ciências Militares, possui o Curso de Estado-Maior do Instituto de Altos Estudos Militares onde também foi professor na área de Tática. ​​

​​​ ​
​​​​​​​ DANIEL DUARTE
DANIEL DUARTE​​​
​​Ingressou na Marinha, como cadete da Escola Naval, em 1974.​​




Partilhar
Conteúdo