Ir para o conteúdo principal

Curso Intensivo de Segurança e Defesa - Madeira


Portal do IDN \ Início \ Formação \ Catálogo de Cursos \ Cursos de Curta Duração \ Curso Intensivo de Segurança e Defesa - Madeira

​​​​​​​​​No desenvolvimento da sua vocação enquanto centro de produção de pensamento estratégico e de formação para as questões de segurança e defesa, o IDN organiza anualmente o “Curso Intensivo de Segurança e Defesa” (CISEDE).​

​​​​Este curso tem a natureza de curso intensivo e pretende contribuir para a sensibilização e formação de dirigentes, quadros superiores e intermédios das estruturas do Estado e da sociedade civil, bem como de elementos com potencial para o desempenho de funções relevantes no futuro, habilitados a intervir em questões relacionadas com a segurança e defesa nacional, numa acepção abrangente e integrada. Pretende-se ainda que o curso promova uma importante valorização de carreira pelos conhecimentos e informação que proporciona, promovendo igualmente o espírito de grupo e contribuindo para uma futura melhor articulação sectorial entre os decisores.

As primeiras edições do Curso nas Regiões Autónomas ocorreram, nos anos académicos 2009-2010 e 2010-2011, respetivamente nos Açores e na Madeira.

Aos auditores é proporcionado:

  • Ampla informação e espaço de reflexão e debate sobre a problemática da segurança e da defesa nacionais;
  • Contacto atualizado com as realidades nacional e internacional;
  • Intercâmbio de ideias decorrente da diversidade de formação académica e experiência profissional dos participantes.​

Regulament​o do CISEDE

 

​​​​O Instituto da Defesa Nacional vai realizar, com o alto patrocínio do Governo Regional da Madeira, no ano académico de 2020/2021, a sexta edição do Curso Intensivo de Segurança e Defesa (CISEDE) na Região Autónoma da Madeira.


Este curso, sem encargos para os auditores, tem a natureza de curso intensivo e pretende contribuir para a formação de cidadãos, informados, sensibilizados e assim melhor habilitados a intervir em questões relacionadas com a segurança e defesa nacional e internacional numa aceção abrangente e integrada.

O curso é ministrado em três módulos, subordinados aos seguintes temas: “O Quadro Geral de Segurança e Defesa”, “A Politica de Defesa Nacional” e “A Realidade Regional no campo da Segurança e Defesa”.

O atual contexto de pandemia, obriga a articular todos os procedimentos para garantir a realização do curso em segurança o que levou, ponderadas as questões de organização e objetivos, à ativação do plano alternativo com a realização das atividades programadas para o Módulo 1 em ambiente online de Ensino a Distância (EAD) síncrono, possibilidade prevista no lançamento do curso.

Assim, o programa do Módulo 1 foi compactado em três tardes e passou a prever uma Sessão Solene de Abertura no dia 16 de novembro, pelas 14h30. O 1.º módulo do curso decorrerá nos dias 16, 17 e 18 de novembro, da parte da tarde. Os módulos seguintes realizar-se-ão, previsivelmente, na terceira semana de fevereiro e segunda semana de abril de 2021.



  • ​​Promover o conhecimento aprofundado das principais envolventes da Segurança e da Defesa nos planos nacional e internacional;

  • Promover a formação para uma cultura de Segurança e de Defesa, numa perspetiva estratégica, no sentido de habilitar os auditores com uma consciência cívica mais plena e efetiva;

  • Potenciar a consciencialização da sociedade civil para as questões da Segurança e da Defesa, de forma a contribuir para uma decisão política mais sustentada;

    • Desenvolver capacidades analíticas e críticas que potenciem:

    • A participação ativa na produção de segurança, através do envolvimento dos cidadãos;

    • O desenvolvimento de competências científicas e/ou profissionais.

​​O CISEDE tem um formato modular estando previsto no seu plano a realização de três módulos, os dois primeiros com a duração de três manhãs ou tardes e o terceiro com a duração de cinco manhãs ou tardes e subordinados aos seguintes temas:

  • “O Quadro Geral de Segurança e Defesa”
  • “A Politica de Defesa Nacional”
  • “A Realidade Regional no campo da Segurança e Defesa”.

Cada módulo do CISEDE é composto por conferências e debates sobre temas relativos às referidas temáticas da segurança e defesa.

Programa do 1.º Módulo

Programa do 2.º Módulo

Programa do 3.º Módulo

 

 

 

​​O CISEDE destina-se, prioritariamente, ao universo dos cidadãos portugueses residentes nas Regiões Autónomas e que satisfaçam os critérios gerais de seleção. Apenas se realiza um curso por ano, alternadamente entre a Região Autónoma dos Açores e a Região Autónoma da Madeira.

​Critérios gerais

Podem ser admitidos à frequência do CISEDE cidadãos que satisfaçam os seguintes critérios:

  • Ser titular de licenciatura ou grau superior, sem prejuízo de, por decisão da Direção do IDN, serem admitidos candidatos cujo perfil profissional dê garantia de habilitação suficiente para a sua frequência;

  • Desempenhar funções para as quais os objetivos do curso sejam considerados de elevado interesse;

  • Possuir experiência profissional e outros aspetos curriculares relevantes que assegurem a difusão de uma cultura estratégica de segurança e defesa.

Critérios especiais (candidaturas individuais)

  • A qualidade do currículo académico e/ou profissional;

  • ​​A procedência de grupos socioprofissionais considerados prioritários.

​​​O período para apresentação de candidaturas individuais à frequência do CISEDE decorre, por norma, em setembro e outubro de cada ano.

​Individuais

Podem candidatar-se ao curso os cidadãos nacionais e estrangeiros, dirigentes, quadros superiores ou intermédios das estruturas do Estado e da Sociedade Civil, ou outros cidadãos cujas qualificações académicas ou profissionais deem garantias de habilitação suficiente para a sua frequência.

Podem, ainda, candidatar-se ao curso cidadãos de países de língua oficial portuguesa (CPLP) e outros cidadãos estrangeiros que preencham os requisitos de admissão. 

As candidaturas individuais são formalizadas, dentro do período de candidaturas definido, através do preenchimento do formulário eletrónico disponível neste site e da submissão dos seguintes documentos:

  • Síntese curricular / Curriculum Vitae obrigatoriamente em português (máximo 1 página A4);

  • Cópia de certificado(s) de habilitações;

  • Fotografia tipo passe, atual e a cores.

Institucionais

O IDN convida anualmente organismos da administração central, regional ou local, das Forças Armadas, das Forças e Serviços de Segurança, bem como entidades representativas da sociedade civil para designarem colaboradores para a frequência dos seus cursos.

As candidaturas institucionais são efetuadas por indigitação das entidades com vagas atribuídas em cada edição do curso.

As candidaturas institucionais são formalizadas, dentro do período de candidaturas definido, através do preenchimento do formulário eletrónico disponível neste site e da submissão dos seguintes documentos:

  • Ofício de indigitação pelo órgão competente de acordo com a vaga definida;

  • ​Síntese curricular / Curriculum Vitae obrigatoriamente em português (máximo 1 página A4);

  • Cópia de certificado(s) de habilitações;

  • Fotografia tipo passe, atual e a cores.

No processo de designação do titular da vaga institucional, compete às respetivas entidades assegurar que o candidato preenche os requisitos fixados para admissão ao Curso.

Não serão admitidas candidaturas que:

  • Não estejam devidamente instruídas (ex. falta de documentos);

  • Não preencham os critérios de admissão. 

A apresentação de qualquer documentação exigida fora do prazo estipulado determina igualmente a não-aceitação da candidatura.

As candidaturas individuais são apreciadas por uma Comissão de Seleção, nomeada pelo/a Diretor/a do IDN.

Os candidatos serão informados sobre a sua admissão à frequência do curso por correio eletrónico.

​​

Instituto da Defesa Nacional
Núcleo de Planeamento
Calçada das Necessidades, nº 5 - 1399-017 Lisboa

Telf. 211544700 / 46 / 48
Email: idn.planeamento@defesa.pt

Diretor do curso:
Coronel do Exército Carlos Coutinho Rodrigues
Email: carlos.rodrigues@defesa.pt


 

I CISEDE Madeira
Decorreu na Região Autónoma da Madeira (no auditório da Casa Museu Frederico de Freitas) a edição de 2010/11 e contou com o alto patrocínio do Governo Regional da Madeira. Terminaram este curso um total de 43 auditoras e auditores.
• Módulo 1 “O Quadro Geral de Segurança e Defesa” (5 a 10 de novembro 2010)
• Módulo 2 “A Politica de Defesa Nacional” (16 a 18 de fevereiro 2011)
• Módulo 3 - “A Realidade Regional no campo da Segurança e Defesa” (26 a 29 de abril 2011)

II CISEDE Madeira
Decorreu na Região Autónoma da Madeira (no Auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico) a edição de 2012/2013, contando com o alto patrocínio do Governo Regional da Madeira e a colaboração da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos e. Terminaram este curso um total de 47 auditoras e auditores.
• Módulo 1 - “O Quadro Geral de Segurança e Defesa” (9 a 14 de novembro 2012)
• Módulo 2 - “A Politica de Defesa Nacional” (26 a 28 de fevereiro 2013)
• Módulo 3 - “A Realidade Regional no campo da Segurança e Defesa” (7 a 11 de abril 2014)

III CISEDE Madeira
Decorreu na Região Autónoma da Madeira (no Auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico) a edição de 2014/2015, contando com o alto patrocínio do Governo Regional da Madeira e a colaboração da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos. Terminaram este curso um total de 47 auditoras e auditores.
• Módulo 1 - “O Quadro Geral de Segurança e Defesa” (14 a 19 de novembro 2014)
• Módulo 2 - “A Política de Defesa Nacional” (11 a 13 de fevereiro 2015)
• Módulo 3 - “A Realidade Regional no campo da Segurança e Defesa” (13 a 17 de abril 2015)

IV CISEDE Madeira
Decorreu na Região Autónoma da Madeira (no Auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico) a edição de 2016/2017, contando com o alto patrocínio do Governo Regional da Madeira e a colaboração da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos. Terminaram este curso um total de 54 auditoras e auditores.
• Módulo 1 - “O Quadro Geral de Segurança e Defesa” (18 a 23 de novembro 2016)
• Módulo 2 - “A Politica de Defesa Nacional” (15 a 17 de fevereiro 2017)
• Módulo 3 - “A Realidade Regional no campo da Segurança e Defesa” (17 a 21 de abril 2017)

V CISEDE Madeira
Decorreu na Região Autónoma da Madeira (no Auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico) a edição de 2018/2019, contando com o alto patrocínio do Governo Regional da Madeira e a colaboração da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos. Frequentaram este curso um total de 77 auditoras e auditores.
• Módulo 1 - “O Quadro Geral de Segurança e Defesa” (16 a 21 de novembro 2018)
• Módulo 2 - “A Politica de Defesa Nacional” (13 a 15 de fevereiro 2019)
• Módulo 3 - “A Realidade Regional no campo da Segurança e Defesa” (8 a 12 de abril 2019)
 

  • Partilhar
    Conteúdo