O Curso de “Teoria da Resolução de Conflitos" (CTRC) tem por finalidade promover o conhecimento teórico e prático sobre um domínio de investigação pouco tratado académica e cientificamente em Portugal: a Resolução de Conflitos, na perspetiva da segurança internacional, pretendendo, ainda que de uma forma limitada, colmatar a insuficiente oferta formativa existente em Portugal neste capítulo.
Individualizando-se, no início do século XX, como um corpo autónomo de conhecimentos, a Resolução de Conflitos tornou-se num domínio complexo, cientificamente interdependente. Os conflitos do século XX/XXI revelaram uma especial capacidade para ameaçar a estabilidade e a paz à escala global.
Não nos encontramos, felizmente, desarmados para fazer face à violência organizada e ao caos social provocado por aqueles conflitos. Os académicos das ciências sociais e os decisores com responsabilidades em assuntos de política internacional desenvolveram um conjunto de conhecimentos visando inibir o potencial de agressão organizada dos Estados ou, pelo menos, reduzi-lo significativamente.
A Gestão e Resolução dos Conflitos internacionais, de complexidade cada vez maior, não se pode compadecer com abordagens simplistas e superficiais baseadas apenas na intuição ou em julgamentos arrojados do mediador, ou na sorte. A sua eficácia é, cada vez mais, o resultado de uma aturada preparação e de uma sistemática aquisição de conhecimentos.
Assim, pretende-se com este curso dotar os alunos das ferramentas teóricas que lhes permitam, por um lado, analisar de uma forma rigorosa os diferentes conflitos, e por outro atuarem como praticantes nas diferentes situações profissionais em que se possam vir a envolver.